2004

Caminho do Imigrante marca 130 anos de italianos no mundo

 

Histórico

A idéia de se realizar uma caminhada através de estradas que no século XIX serviram de trilhas para os imigrantes que chegaram ao Espírito Santo nasceu, há três anos, dentro das realizações do Projeto Imigrantes Espírito Santo, do Arquivo Público Estadual, a partir da necessidade de se conhecer in loco estes caminhos, colocando-se em prática os os roteiros traçados pelos imigrantes, conforme as descrições nos documentos manuscritos históricos contribuindo para o conhecimento da história da imigração no Espírito Santo com uma atividade alternativa envolvendo o lazer, atividade física, passeio turístico, etc, proporcionando aos participantes da caminhada conhecer um pouco da história dos colonizadores do Espírito Santo; dar oportunidade aos descendentes de conhecer o caminho trilhado pelos seus antepassados; conscientizar para a preservação da natureza e divulgar a região como ponto de atração turística.

A realização do evento contou com o apoio exclusivo do Governo do Estado, das prefeituras e entidades dos municípios envolvidos: Santa Leopoldina e Santa Teresa. E nada mais adequado que realizar o primeiro Caminho do Imigrante durante as comemorações dos 130 anos da imigração italiana no mundo, com a chegada dos imigrantes da Expedição Tabacchi, em 17 fevereiro de 1874, no Espírito Santo. Além disso, o percurso escolhido não poderia ser outro senão aquele trilhado pelos imigrantes da expedição citada para ocupar os lotes coloniais no então Núcleo Timbuhy, cuja sede passou a se denominar, Santa Teresa. Este caminho tornou-se, em 1919, a primeira estrada para automóveis do Espírito Santo, inaugurada pelo então governador, Bernardino Monteiro, antes mesmo que Vitória possuísse veículos.

A organização do evento iniciou-se apenas no dia 21 de março com o reconhecimento do trajeto pela equipe organizadora. O dia 1º de maio foi escolhido por ser o Dia do Trabalho, fim de semana e feriado internacional.

A idéia do Caminho do Imigrante contou logo com o apoio irrestrito do Exmo. Sr. Governador do Estado do Espírito Santo, Sr. Paulo Cesar Hartung Gomes, das autoridades dos municípios envolvidos, da Assembléia Legislativa, que logo trataram de dar condições para a divulgação e realização do evento. Muito importante foi a participação dos alunos e professores da ESESFA, do Circolo Trentino de Santa Teresa e do Bandes.

 

Carnaval de Veneza

A preparação para a caminhada começou ainda na véspera com o Carnaval de Veneza, animado por máscaras, cantoria italiana de Santa Teresa e a banda de música de Santa Leopoldina. O carnaval é uma tradição na Itália com todos os participantes fantasiados e com máscaras.

 

Dia 1º de maio

A cerimônia de abertura do Caminho do Imigrante foi realizada na praça principal de Santa Leopoldina com a presença do Exmo. Sr. Governador, Paulo Hartung, do Vice-Governador, Lelo Coimbra, dos prefeitos de Santa Leopoldina, Fernando Rocha, e de Santa Teresa. Orly Miguel, entre secretários de estado e lideranças dos municípios vizinhos. O coreto, localizado no centro da praça, serviu de palanque para as autoridades proferirem seus discursos e onde os descendentes de imigrantes de Santa Leopoldina foram homenageados com o recebimento do Registro de Entrada de Imigrante de seus antepassados, elaborado pelo Arquivo Público Estadual. A banda de música da Polícia Militar fez a execução do Hino Nacional e animou os andarilhos com apresentações de diversas músicas de seu repertório. Mais de mil pessoas participaram da caminhada, um número muito superior ao esperado pelos organizadores.

Às 08:15 deu-se início à primeira edição do Caminho do Imigrante. Antes, os andarilhos fizeram alongamento e partiram em direção ao centro histórico de Santa Leopoldina, atravessando a ponte de pedestres e retomando o percurso através da ponte para automóveis e subiram um trecho da antiga trilha dos imigrantes ao longo do rio Santa Maria para, em seguida, alcançarem a estrada principal para Santa Teresa, em um percurso de 28 km.

 

Homenagens aos imigrantes e descendentes

Com o objetivo de homenagear os descendentes de imigrantes italianos e de outras nações que colonizaram os municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa, o governador Paulo Hartung, entregou a diversos representantes dos municípios envolvidos, o Registro de Entrada de Imigrante, do Arquivo Público Estadual. O documento é personalizado contendo dados para cada imigrante que chegou ao Espírito Santo, desde 1812 até 1900.

 

Grupos folclóricos fizeram apresentações durante o percurso

Banda de congo mirim de Santa Leopoldina e a folia de reis receberam os andarilhos na primeira parada do percurso, no Rio da Prata. Em Santa Teresa houve apresentações da Banda de Música do Circolo Trentino e da cantoria italiana que faziam a animação enquanto era distribuída uma apetitosa polenta com molho de carne para repor as energias dos participantes.