2005

2º Caminho do Imigrante marca 130 anos de italianos no mundo

 

A segunda edição do Caminho do Imigrante, no último 1º de maio, contou com a participação de mais de 1500 pessoas. Seguindo o mesmo percurso percorrido no primeiro evento, ocorrido há exatamente um ano, quando então se comemorava os 130 Anos da Imigração Italiana no Espírito Santo. A estrada ES-080, Bernardino Monteiro, foi construída no início do século passado - a primeira estrada de rodagem do Estado - seguindo o mesmo traçado da antiga trilha dos imigrantes que colonizaram a região há mais de 130 anos.

O evento começou a ser animado ainda na véspera, no Carnaval de Veneza. Os foliões seguiram a banda Show Leopoldinense pelas ruas de Santa Leopoldina e depois dançaram um animado forró com as músicas italianas do grupo musical Toni Boni, de Venda Nova do Imigrante, que também tocou no encerramento da festa em Santa Teresa.

No dia 1º, os participantes começaram a chegar cedo no local da partida, onde continuava a ser feita a inscrição para a caminhada. Através da inscrição, os andarilhos receberam dos organizadores uma camiseta e um boné, ao mesmo tempo em que saboreavam um delicioso café da manhã. As oito horas teve início 2º Caminho do Imigrante. Mais de 1500 andarilhos atravessaram a ponte de pedestre sobre o rio Santa Maria da Vitória, atravessaram o centro histórico de Santa Leopoldina, cruzaram a ponte para automóveis e subiram pela antiga trilha dos tropeiros.

Inicio da caminhada em Santa Leopoldina (08:00) com a banda Show Leopoldinense e chegada oficial em Santa Teresa (15:00), com a banda de música do Circolo Trentino de Santa Teresa.