2006

Duas mil pessoas participam do 3º Caminho do Imigrante

 

Mais uma vez ficou provado que o Caminho do Imigrante veio para ficar. O evento, que nasceu para comemorar os 130 anos da Imigração Italiana no Brasil em 2004, mostrou que a idéia do Arquivo Público Estadual em desenvolver atividades no interior do Estado pela valorização da história do Espírito Santo, envolvendo o lazer, ecologia, turismo está no caminho certo.

Desta vez o número de participantes foi ainda maior. Foram cerca de dois mil andarilhos. A maioria já havia participado das edições anteriores e retornaram para refazer a trilha histórica de 29 Km entre Santa Leopoldina e Santa Teresa.

O vice-governador, Lelo Coimbra, esteve presente e discursou na abertura da caminhada juntamente com os prefeitos de Santa Leopoldina e Santa Teresa. Lelo destacou a importância do evento para o turismo e cultura da Região dos Imigrantes.

Durante as primeiras paradas, enquanto os andarilhos recebiam água e frutas, houve apresentações de grupos folclóricos de Santa Leopoldina, como a Banda de Congo de Retiro, a Folia de Reis do Córrego da Prata e as bandas Show Leopoldinense e Tambores do Brasil. Na Praça Augusto Ruschi, em Santa Teresa, teve as apresentações da banda de música do Circolo Trentino, dos grupos de dança folclóricas italianas e alemãs, além do show do grupo Toni Boni, enquanto era servida polenta à bolonhesa para os caminhantes no pátio da Escola Estadual Peçanha Povoa. No mesmo local os andarilhos recebiam o carimbo Chegada-Km 29 no “crachá-passaporte”.

O evento teve início ainda na véspera com o Carnaval de Veneza nas ruas de Santa Leopoldina onde os foliões mascarados acompanharam as marchinhas da Banda Show Lepoldinse e o conjunto Toni Boni, com músicas folclóricas italianas. Em Santa Teresa a programação teve início ainda na sexta-feira com a montagem de barracas com comidas típicas, vinhos da região e a apresentação de sanfoneiros para os turistas que se hospedaram na cidade à espera da caminhada.

Pesquisa de demanda

Pela segunda vez, os alunos do curso de Turismo da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa aproveitaram a oportunidade para realizar uma pesquisa junto aos participantes do evento com finalidade de apurar o potencial turístico proporcionado pelo Caminho do Imigrante, entre outros objetivos. Também o Instituto Futura esteve realizando entrevistas junto aos participantes com o mesmo objetivo. O resultado das duas pesquisas sairá em breve e será divulgado ao público.