2007

2.500 participam do 4º Caminho do Imigrante

 

A caminhada que é realizada por entre os vales e montanhas da região serrana capixaba, em meio à exuberante vegetação da mata atlântica, já se tornou tradição entre os amantes do lazer e da história da colonização no Espírito Santo. O local, amplamente trilhado pelos personagens de Canaã, do escritor Graça Aranha, e do livro Karina, de Virginia Tamanini, e por onde milhares de imigrantes europeus passaram para alcançar o tão sonhado pedaço chão, agora se tornou um atrativo para os andarilhos capixabas, mas que também atrai participantes de outros Estados e até mesmo do exterior.

Em sua quarta edição o número de participantes do Caminho do Imigrante foi além da expectativa esperada pela organização. As inscrições, que foram realizadas até pouco antes do início da caminhada, atingiram ao número de 2.400 andarilhos. Incluindo-se o pessoal de apoio o número de participantes chegou a 2.500 pessoas.

A exemplo das outras edições, o sol se mostrou presente e o clima ameno colaborou para o bom andamento da caminhada.

Para dar início ao evento discursou o prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha e logo em seguida o vice-governador Ricardo Ferraço que enfatizou a importância da região para o turismo. O padre Carlos Karel abençoou os participantes proferindo a oração do Pai Nosso. Em seguida a um breve aquecimento deu-se início ao 4º Caminho do Imigrante que percorreu o centro histórico de Santa Leopoldina antes de seguir em direção a Santa Teresa. Também se encontravam presentes os secretários do governo estadual, Neivaldo Bragato, dos Transportes, da Educação, Haroldo Correa Rocha; o deputado federal, Lelo Coimbra e a deputada estadual Luzia Toledo. A recém empossada Secretária e Estado da Cultura, Dayse Lemos, esteve presente no evento desde a sua abertura na noite anterior e acompanhou a caminhada até Santa Teresa.

Nos pontos de apoio, onde eram distribuídos água e frutas, os participantes eram recepcionados por grupos folclóricos dos municípios de Santa Leopoldina e de Santa Teresa que apresentaram diversas atrações culturais.
Desta vez a chegada se deu no centro de eventos de Santa Teresa, ao contrário dos anos anteriores quando os caminhantes eram recebidos na praça principal da cidade. Ali, houve apresentação de grupos de danças, do coral italiano do Circolo Trentino, ao mesmo tempo em que era servida a polenta com carne aos caminhantes. Às 15:00 horas iniciou-se o transporte de retorno com ônibus para Santa Leopoldina o qual foi concluído antes das 17 horas.

Natureza e História

Dois ingredientes de fundamental importância para o sucesso do Caminho do Imigrante é sua proposta de aliar o contato com a natureza, como um instrumento de lazer, junto à valorização da história dos milhares de colonizadores, imigrantes italianos em sua maioria, que a partir de 1874, fugindo da miséria em que se encontravam na Europa, vieram para o Brasil e foram designados para ocupar lotes agrícolas na região.

A beleza do caminho, com seus riachos sinuosos e suas belas cascatas, o clima de montanha e o ar puro, bastariam para justificar a caminhada de quase trinta quilômetros. Porém, o desejo de traçar o mesmo percurso trilhado pelos antepassados atrai um grande número de participantes que por hábito não participam de eventos desse porte. Adélio Brunoro, de 64 anos, por exemplo, participava pela segunda vez da caminhada e esperava perfazer todo o percurso, como fizera na primeira na edição anterior. A dona de casa, Maria Helena Cristo Wilecanson*, de 56 anos, que é de Santa Leopoldina, mas mora há 32 anos em Los Angeles, nos Estados Unidos, veio especialmente para participar pela primeira vez do Caminho do Imigrante: “Achei maravilhosa a caminhada porque alia a natureza à história.”

* Depoimento fornecido a Alexandre Damazio e Bárbara Heringer para a matéria Emoção no Caminho do Imigrante, em A Tribuna, Regional, 02/05/2007 p. 16.

Rota Caminho dos Imigrantes.

O evento Caminho do Imigrante, criado pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e realizado em parceria com os municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa, emprestou seu nome para a rota turística do Governo do Estado para a região, que também inclui os municípios de Cariacica, Itarana, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Fundão e Santa Maria de Jetibá. O projeto para o incentivo turístico para a região ficou denominado de Rota Caminho dos Imigrantes e é gerenciado pela Secretaria de Turismo do Estado e dos municípios envolvidos.